11 de junho de 2014

Enigmas gregos x emails modernos. À beira da comunicação.


Em meu âmbito profissional recebo mails do gênero:

1 - "Olá 
Em virtude de não termos fechado as turmas do curso de XXX, estamos reabrindo as inscrições no formato on-line, onde você terá a opção de se reescrever, optando somente um horário que ficará melhor para você, estamos no momento ofertando 4 horários de curso, para o NIVEL I.
favor acessar o link a baixo e verificar as informações
Agrademos a compreensão e aguardamos a sua inscrição" 

Obviamente o email é institucional - aliás: dirigido a pré-inscritos e pagantes. sic!


2 - "Em anexo, as lâminas dos produtos que trabalhamos, nota-se que na própria lamina tem os valores de tabela, abaixo a negociação que consegui para trabalharmos forte para cada produto. 
Também segue em anexo, a lâmina para os estudantes que irão fazer o ciências sem fronteiras."
Obviamente igualmente um email institucional.
3 - "Encaminho para conhecimento e divulgação, oportunidade que acredito seja de interesse de todas as instituições. Atenciosamente,"

4 - "pelo que eu entendi eu posso colocar algumas matérias onde eu devo colocá-las e se eu mudar de ideia, lá eu posso escolher outras, certo?
mandei um email para o consulado dinamarquês perguntando sobre o visto e me disseram que é só tres meses antes da viagem... se tu quiseres eu mando o email da mulher, a marta.
No documento, Learning Agreement - Incoming, eu devo preenche-lo com as matérias que eu escolher cursar lá?
Na folha de informações tem uma parte que fala sobre as acomodações, que tem custo..."


5 - "Bom dia Paulo
Mando em anexo as fichas para que tu confiras se as informações estão corretas, por favor.
De noite entrego a Elisa elas impressas e assinadas."


6 - "Hello,Teacher,

I'm Jonas.
I'll go to Scottand in the next semester and I received the letters of acceptance today.
And in two mine documents there are errors in mine informations (wrong name and wrong letter, in the first e-mail) and with that errors I won't get the visa.
I'm so disappointed about it...
Please check the letters and send it to me again."


Na época das cavernas não escreviam. Mas muito bem desenhavam. Por aqui não há cavernas, os autores vivem à luz do luminoso dia subtropical. São da elite [regional]. Dos que conhecerão uma fatia do mundo pelo dito "intercâmbio". Já não estão ameaçados pelos bichinhos do Jurassic Park. Estão enredados como nunca antes na história dos hominídeos. São nossos pares e filhos. 

Não há como dar conta com comentários breves. A complexidade das razões dessa perda de fala e escrita é demasiado ... complexa.

José Hildebrando Dacanal fala de "cem milhões de analfabetos" nascidos nos anos da ditadura brasileira.  E esses procriaram, claro. 

Talvez a explicação original seja mesmo simplesmente essa.

Nenhum comentário: